gsecp

A cidade do Porto acolhe o I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa. O evento, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, vai reunir representantes da diáspora em seis áreas de atividade: associativismo, ciência e conhecimento, economia e desenvolvimento, cidadania e luso-eleitos, gabinetes de apoio local e comunicação social.

Na sessão de abertura do Congresso participam o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Presidente da Câmara Municipal do Porto e a Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados. Na sessão de encerramento, intervêm o Presidente da Assembleia da República, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e o Diretor Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas.

Estão inscritos no I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa 430 congressistas, de 36 países, e o objetivo que preside a esta iniciativa é o de reunir e promover a interação entre representantes das redes da Diáspora portuguesa enquanto agentes ativos nas comunidades dos países de acolhimento e nas comunidades de origem. O evento visa, simultaneamente, assinalar os 25 anos da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que se cumprem este ano.

A iniciativa tem o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, da Ordem dos Contabilistas Certificados e da Universidade Lusófona.

Local – Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, Largo 1º de Dezembro, Porto (ver programa em anexo).

Lisboa, 12 de julho de 2019

  • Partilhe