Embaixada de Portugal na Sérvia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

José Saramago: 20 anos do Prémio Nobel

 

Logotipos 20 anos nobel

20 anos do Prémio Nobel

José Saramago

“que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia”
(Comunicado da Academia Sueca, 8 de outubro de 1998)

Terça-feira, 9 de outubro às 18h
Anfiteatro da Biblioteca Nacional da Sérvia
(rua Skerlićeva 1)

Temos o prazer de convidar V. Exa para a comemoração do 20° aniversário do Prémio Nobel de Literatura atribuído ao escritor português, José Saramago.

Nesta ocasião, o Embaixador de Portugal, S.Exª Augusto Saraiva Peixoto, o Diretor da Biblioteca Nacional da Sérvia, Sr. Laslo Blaskovic e o editor da Editora Laguna, Sr. Dejan Mihailovic, irão dirigir-se ao público.

18:00
Palestra sobre a obra de José Saramago
(em sérvio com tradução simultânea para inglês)

Participam: Ljiljana Šop, crítica literária, Sanja Milić, editora da Radio Belgrado e Dejan Mihailović, editor da Editora Laguna; moderadora Tanja Vučković, Diretora de Relações Públicas da Editora Laguna

19:00 – 19:15
Intervalo e cocktail

19:15
Documentário “José e Pilar”
(2010, Miguel Gonçalves Mendes)

Entrada livre

                       Há exatamente vinte anos, no dia 8 de outubro de 1998, quando o Saramago, que se encontrava na Feira do Livro de Frankfurt, recebeu notícia de que fora galardoado com o Prémio Nobel de Literatura, disse que o dedicava a todos os falantes de língua portuguesa. Até hoje, ele é o único autor laureado com o Prémio Nobel de Literatura proveniente de um país de língua portuguesa.

            Para homenagear um dos escritores portugueses mais frutíferos, a Embaixada de Portugal em Belgrado, em colaboração com a Biblioteca Nacional da Sérvia e a Editora Laguna, vai comemorar este jubileu com uma palestra literária sobre a obra de Saramago, e com a exibição do filme documentário “José e Pilar”, dirigido por Miguel Gonçalves Mendes.

            Graças à Editora Laguna, até ao final deste ano, o público sérvio terá a oportunidade de desfrutar de 19 títulos do autor, assim como da publicação “Na primeira pessoa” – uma seleção dos textos autobiográficos –, os quais, na sua totalidade, representam o maior número de obras de Saramago traduzidas para uma língua em todo o mundo.

            O evento será acompanhado por vinho português.

           

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail