gmne

O Governo português felicita o Povo e o Governo da República Democrática de Timor-Leste por ocasião do 20.º aniversário do Referendo de 30 de agosto de 1999, passo fundamental no processo de autodeterminação de Timor-Leste, abrindo o caminho para a independência e a criação do novo Estado da República Democrática de Timor-Leste.

O Referendo em Timor-Leste foi um marco histórico para a promoção do princípio da autodeterminação dos povos, da liberdade, da democracia e dos direitos humanos na comunidade internacional. Foi um momento alto da história das Nações Unidas e o culminar de um longo e doloroso percurso, feito de enormes sacrifícios por parte do povo timorense. Nesse percurso Timor-Leste pôde sempre contar com a perseverança da diplomacia portuguesa e a solidariedade incondicional de todo o povo português, em especial nos momentos mais difíceis.

É por isso que esta data é celebrada com sincera alegria em Portugal. O Governo Português reafirma assim o seu desejo de continuar a estreitar os fortes laços de amizade e cooperação que unem os dois povos e os dois países, trabalhando sempre em conjunto para o desenvolvimento e a prosperidade de Timor-Leste, consolidando as bases da liberdade e da independência alcançadas com tanto custo.

Lisboa, 29 de agosto de 2019

  • Partilhe