mne

Foi com pesar que o Governo português tomou conhecimento da notícia do falecimento, esta manhã, do Presidente da República Tunisina, Beji Caid Essebsi. Neste momento de profunda consternação, o Governo endereça as mais sinceras condolências à família do Presidente e ao Povo tunisino pela perda de um dos principais pilares da transição democrática em curso na Tunísia.

Portugal e a Tunísia são países vizinhos, unidos pelo Mediterrâneo, e a sua relação bilateral está num patamar de excelência, a todos os níveis. O relacionamento com a Tunísia está enquadrado pelo Tratado de Boa Vizinhança, Cooperação e Amizade, assinado em 2006, o que tem permitido, através da realização de quatro Cimeiras de Chefes de Governo, densificar a cooperação nos planos político, económico e cultural. Com a realização da última Cimeira, que decorreu a 20 de novembro de 2017, em Tunes, e que teve resultados muito encorajadores, foi possível atestar que as relações bilaterais conheceram um impulso renovado, de cariz estratégico, marcado pelo cunho da amizade, do respeito mútuo e da solidariedade. A próxima Cimeira, a ter lugar em Portugal, será uma ocasião para reforçar os nossos laços.

Neste momento de pesar e de luto e também de solidariedade para com todo o Povo tunisino, Portugal acredita, com confiança e dinamismo, que a cooperação e amizade com a Tunísia continuarão a ser aprofundados nos anos vindouros.

Lisboa, 25 de julho de 2019

  • Partilhe