067 19 44 76 – para apoio psicossocial, tanto de cidadãos montenegrinos como estrangeiros. 3 psicólogos (2 deles também psicoterapeutas) providenciam aconselhamento, todos os dias, exceto domingo, das 09.00 às 18.00 horas, sobre quaisquer questões relacionadas com a atual situação, tais como medo, ansiedade, preocupações e outros efeitos do isolamento. As chamadas terão uma duração mínima de 15 minutos e a duração máxima dependerá da complexidade de cada caso.

067 19 44 76 – para apoio, tanto de cidadãos montenegrinos como estrangeiros, em compras de mercearias, medicamentos e outras necessidades, pagamento de contas da população idosa, pessoas com doenças crónicas e pessoas em isolamento voluntário, todos os dias, exceto domingo, das 09.00 às 18.00 horas. Os voluntários falam todos inglês e têm pelo menos 3 anos de experiência. O utente deverá ligar a solicitar o apoio e um voluntário, previamente identificado pela linha de apoio, deverá apresentar-se no dia seguinte, exceto quando se tratem de situações urgentes, caso em que o apoio será providenciado no próprio dia. O utente deverá preparar antecipadamente um saco, a lista de necessidades e dinheiro e deixá-los à porta para recolha pelo voluntário, mantendo, assim, a necessária distância social. Este serviço está disponível em todo o território do Montenegro.

Adicionalmente, a Cruz Vermelha do Montenegro irá providenciar apoio humanitário àqueles que não percebem qualquer rendimento desde que a campanha de isolamento entrou em vigor e as empresas encerraram a sua atividade, em particular aqueles que desenvolviam atividades ocasionais ou em prestação de serviços. A ajuda será concedida em alimentos, roupa e outros bens cobrindo necessidades básicas.

  • Partilhe