Mais notíciasNotícias

mne

Comunicado

Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Portugal e Eslovénia

Trio da Presidência 2020/2021

 

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Portugal e Eslovénia reuniram-se hoje para debater as prioridades do Trio de Presidências da União Europeia (UE) em 2020/2021, tendo emitido a seguinte declaração:

Num mundo cada vez mais desafiador e imprevisível, a UE continua a ser um marco de liberdade, segurança, estabilidade e prosperidade. Mantemos a firme convicção de que, mais do que nunca, precisamos da União Europeia para salvaguardar os nossos valores e interesses. No nosso Trio de Presidências em 2020/2021, trabalharemos no sentido de alcançar uma União Europeia mais forte, coesa, unida e assente num conjunto de valores e princípios comuns.

Ao estabelecer os nossos objetivos comuns, vamos concentrar-nos nas soluções concretas para responder às expectativas e preocupações dos cidadãos europeus. Procuraremos reforçar o compromisso para uma UE unida, baseada em valores comuns, de democracia, direitos humanos e Estado de Direito. Juntos contribuiremos para uma União economicamente forte, que promova o emprego e o crescimento, assim como uma dimensão social europeia, que dê resposta aos desafios da digitalização, das alterações climáticas e da transição energética. Apoiamos firmemente o reforço do papel da UE como ator global em matéria de política externa, a fim de preservar e promover uma ordem multilateral inclusiva. Isso exigirá, inter alia, um compromisso firme com as Nações Unidas, bem como um diálogo reforçado e parcerias estratégicas com outros atores globais noutros continentes.

O nosso Trio representa diferentes regiões da União Europeia, sendo um exemplo da unidade da Europa, na sua diversidade. Juntos, assumiremos uma agenda ambiciosa e orientada para o futuro, durante os 18 meses do nosso Trio de Presidências. Trabalharemos em estreita colaboração com o Trio anterior, formado pela Roménia, Finlândia e Croácia, e o Trio seguinte, formado pela França, República Checa e Suécia. Não pouparemos esforços no sentido de implementar a Agenda Estratégica da UE, que será adotada no Conselho Europeu de junho.

Nos próximos dias, os cidadãos europeus vão eleger o novo Parlamento Europeu. Apelamos a todos os cidadãos que votem e que participem no futuro da Europa.

As eleições marcam o ponto de partida para um novo ciclo institucional na União Europeia. Nos próximos anos, a UE terá de continuar a demonstrar a sua capacidade para responder às necessidades e expectativas dos seus cidadãos. Trata-se de reforçar a credibilidade e a confiança na capacidade da UE para encontrar soluções comuns para desafios comuns.

Enquanto Trio, a Alemanha, Portugal e a Eslovénia estão fortemente empenhados em contribuir de forma eficaz para este objetivo e promover o nosso projeto comum de integração europeia.

Lisboa, 22 de maio de 2018

ELEIÇÃO PARA O PARLAMENTO EUROPEU 2019
EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BELGRADO

EDITAL

Maria da Graça Costa Macedo, Encarregada da Secção Consular da Embaixada de Portugal em Belgrado, faz público que, por impossibilidade de constituição da mesa de voto, não se irá realizar nesta Embaixada a votação para a eleição para o Parlamento Europeu, prevista para os dias 25 e 26 de maio.

Os eleitores inscritos nos cadernos eleitorais da República da Sérvia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e República da Macedónia do Norte poderão exercer o seu direito de voto na Embaixada de Portugal em Budapeste.

Belgrado, 21 de maio de 2019

                                                                       A Encarregada da Secção Consular

Maria da Graça Costa Macedo

Ciclo de cinema português em Novi Sad

 

A Embaixada de Portugal, em colaboração com o Centro Cultural de Novi Sad e a Fundação Novi Sad 2021, organiza um ciclo de cinema português de 21 a 23 de maio no Centro Cultural de Novi Sad.

 

PROGRAMA

21 de maio às 19h: Amália
O filme, realizado por Carlos Coelho da Silva, é a primeira biografia ficcionada da fadista Amália Rodrigues. Esta obra cinematográfica retrata, de forma romanceada, um período longo da vida da maior fadista de todos os tempos e figura incontornável da história do século XX português.

22 de maio às 19h: José e Pilar
José e Pilar é um documentário do realizador português Miguel Gonçalves Mendes, uma coprodução entre Portugal, Espanha e Brasil, estreado em novembro de 2010. O documentário acompanha a vida de José Saramago e Pilar del Río durante dois anos.

23 de maio às 19h: Alentejo, Alentejo
Depois do reconhecimento internacional do fado, Portugal apresentou, em 2013, a candidatura do cante alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO. Através deste documentário, Sérgio Tréfaut apresenta uma das mais interessantes tradições nascidas a Sul do Tejo que é o cante alentejano – um coro polifónico entoado habitualmente por grupos de homens de todas as idades, embora existam também alguns grupos femininos.

O ciclo será inaugurado pela Dra. Sofia Marinho, Leitora de língua portuguesa da Faculdade de Filosofia em Novi Sad.

Todos os filmes serão exibidos com legendas em língua sérvia.

Bolsas de Estudos para frequência de Cursos de Verão de Língua e Cultura Portuguesas

 

Informa-se que, no âmbito do Programa de Bolsas de Estudos para frequência de Cursos de Verão de Língua e Cultura Portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P., se encontram abertas as candidaturas entre 15 e 28 de maio de 2019 (até às 17h, hora de Lisboa).

As candidaturas, bem como o formulário e os documentos de suporte à candidatura previstos no Regulamento de Bolsas do Camões, I.P. devem ser submetidas eletrónicamente através da plataforma Portal de Serviços do Camões, I.P., disponível em https://portalservicos.instituto-camoes.pt/

 

“Cidade da Europa”
Celebração do Dia da Europa em Belgrado

foto familia

stand portugal

 

No sábado, dia 11 de maio, no âmbito das celebrações do Dia da Europa, a Delegação da União Europeia na Sérvia organizou o evento “Cidade de Europa”, que reuniu as Embaixadas dos Estados-Membros na Praça de Nikola Pasic, em Belgrado.

Os visitantes do stand da Embaixada de Portugal tiveram a oportunidade de receber informação sobre turismo, cultura e aprendizagem da língua portuguesa, assim como de participar em concursos e ganhar prémios interessantes.

Comunicado do Governo Português sobre a situação na Venezuela

imagem mne

O Governo Português condena veementemente a detenção arbitrária do Vice-Presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Edgar Zambrano, ocorrida durante a noite de ontem em Caracas.

Portugal apela à libertação imediata do deputado Edgar Zambrano e salienta a responsabilidade das autoridades venezuelanas implicadas pela sua segurança e integridade física.

Esta detenção inscreve-se na estratégia de intimidação que tem vindo a ser desenvolvida contra a Assembleia Nacional da Venezuela, no sentido de impedir o exercício dos seus poderes constitucionais e de perseguir os seus parlamentares, medidas que Portugal repudia energicamente.

O Governo Português exige o respeito pelos direitos e imunidades de todos os deputados da Assembleia Nacional e reclama a libertação de todos os presos políticos, reivindicando igualmente o respeito pelas liberdades fundamentais de todos os cidadãos venezuelanos, tal como garantidos pela Constituição do país.

Portugal apela às autoridades da Venezuela que se abstenham de praticar novos atos provocatórios que prejudiquem os esforços atualmente em curso, designadamente por parte do Grupo de Contacto Internacional, tendentes a uma solução política, inclusiva e pacífica da crise no país, através da realização de eleições presidenciais livres e democráticas.

Lisboa, 9 de maio de 2019

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático