Mais notíciasNotícias

mne

O Governo Português congratula-se com a realização das eleições Presidenciais na Tunísia, no dia 13 de outubro, destacando a forma democrática e cívica em como o ato eleitoral decorreu em todo o país.

Portugal felicita todos os tunisinos que exerceram o seu direito de voto reforçando dessa forma a democracia na Tunísia. A realização das segundas eleições Presidenciais desde a Revolução de Jasmim constitui mais um passo na consolidação do Estado de Direito na Tunísia.

Portugal reitera o seu compromisso e forte vontade de continuar a aprofundar os laços de amizade e as excelentes relações com a Tunísia. Portugal e a Tunísia são países vizinhos, unidos pelo Mediterrâneo, e a sua relação, enquadrada pelo Tratado de Boa Vizinhança, Cooperação e Amizade, assinado em 2006, está num patamar de excelência. A 5ª Cimeira de Chefes de Governo, a ter lugar em Portugal, será uma ocasião para reforçar ainda mais os nossos laços.

Lisboa, 15 de outubro de 2019

mne

O Governo Português felicita o Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, pela atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2019.

Numa distinção que é também de todo o povo etíope, este reconhecimento premeia os esforços de paz com a Eritreia e a promoção da reconciliação com aquele país vizinho.

A ação do Primeiro-Ministro Abiy Ahmed merece igualmente o nosso reconhecimento.

O Governo Português está convicto de que a presente distinção reforçará o importante papel da Etiópia para a consolidação da paz e da prosperidade em África.

Lisboa, 11 de outubro de 2019

mne

O Governo Português acompanha com muita preocupação a operação militar lançada pela Turquia no nordeste da Síria, muito em particular as suas consequências sobre a população na região. Iniciativas militares unilaterais com resultados potencialmente desastrosos causando mortes, mais deslocados e a destruição de infraestruturas civis, não contribuem para uma solução política sustentável na Síria e desestabilizam mais ainda o frágil processo político que está a ser liderado pelas Nações Unidas e pelo Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas.

Portugal considera que a presente ofensiva pode seriamente pôr em causa objetivos prioritários da comunidade internacional e da coligação Internacional contra o Daesh, nomeadamente a luta contra grupos terroristas que ainda operam no território sírio, para além de ameaçar a segurança dos parceiros locais da coligação global que foram fundamentais para a derrota do Estado Islâmico.

Portugal apela à Turquia para que contribua de forma construtiva para um processo político negociado sob liderança das Nações Unidas.

Lisboa, 11 de outubro de 2019

gmne

O Governo Português lamenta profundamente as perdas de vidas humanas e os avultados prejuízos materiais causados pelo tufão Hagibis, que assolou várias zonas do Japão, provocando chuvas torrenciais e fortes inundações.

Neste momento de grande consternação, Portugal manifesta a sua sentida solidariedade para com o povo japonês e apresenta as suas condolências aos familiares das vítimas, desejando a rápida recuperação dos feridos.

Lisboa, 14 de outubro de 2019

IBERIA FEST

20 – 21.09.2019

BEOGRADSKI MARKET

 

IBERIA FEST é um festival que investiga e celebra as relações entre culturas dos Balcãs e da Península Ibérica através da música, conferencias, exposições, masterclasses, gastronomia e outras atividades.

O objetivo é abrir a janela para a arte e a cultura ibérica em geral, conhecê-la melhor e criar laços com a cultura balcânica duma maneira nova e original.

A primeira edição do festival leva o nome IBERIA FEST – PRIME(I)RA VISTA. É a frase que se lê em português “primeira vista” e em espanhol “primera vista”, e que simbolicamente representa o amor à primeira vista que acontece entre a cultura ibérica e a cultura balcânica, ideia que da melhor maneira explica o conceito do festival anunciando às próximas edições.

O primeiro dia PORTUGAL EM BELGRADO (20.09.2019.) é dedicado à cultura e à música de Portugal e o segundo dia ESPAÑA EN BELGRADO (21.09.2019.) é dedicado à cultura e à música de Espanha. O terceiro dia é reservado para o encontro entre a cultura e a música ibérica e balcânica, com o nome de BALKANIBERIA.

PORTUGAL EM BELGRADO (sexta-feira, 20.09.2019.)
local: BEOGRADSKI MARKET

12:00 - Exposição de fotografias de David Pujado
13:30 - Apresentação de obras feitas pelo público, com o tema ’’PORTUGAL-I-JA’’ (’’Portugal e eu’’)
15:00 - Conferência: ‘’Fado, Fatima, Futebol – Portugal ontem e hoje’’ – a conferencista Tamara Nikolić
16:00 - ’’Uma bica com os Portugueses’’ (um encontro com a comunidade portuguesa em Belgrado onde o público pode tomar uma bica com eles e fazer perguntas sobre qualquer tema relacionado com Portugal)
12:00 – 18:00 Promoção de produtos portugueses
20:00 – Nevena Filipović (Concerto de fado)
22:00 – TRANSÂTLANTICO VIBES (Afterparty - DJ Rebel B e promoção dos produtos portugueses)

 

ESPAÑA EN BELGRADO (sábado, 21.09.2019.)
local: BEOGRADSKI MARKET

12:00 - Exposição de fotografias de David Pujado
13:30 - Apresentação de obras feitas pelo público enviará com o tema ’’ŠPAN-I-JA’’ (’’Espanha e eu’’)
15:00 - Conferencia: ‘’Interação e fusão da música balcânica com o flamenco’’ – conferencista Dušan Popović Lipovac
16:00 - ’’Un cortado con los Españoles’’ (o encontro com a comunidade espanhola em Belgrado onde o público poderá tomar café com eles e fazer perguntas sobre qualquer tema relacionado com Espanha)
12:00 – 18:00 Promoção de produtos de Espanha
20:00 – Spona (concerto de balkan-flamenco)
22:00 – HISPANIA VIBES (Afterparty – DJ Rebel B com promoção dos produtos espanhóis)

Iberia Fest é organizado pela Associação para a promoção da cultura e arte – ARTIANA de Belgrado.

Parceiros: Grupo Nov – Portugal, Embaixada de Portugal em Sérvia, World Music Asocijacija Srbije (World Music Associação de Servia), Associação Ring Ring, Etnofest – Subotica, Beogradski Market – Belgrado, Restourante Português Miradouro - Belgrado, NEST Advertising – Belgrado.

9a285bc1a6a963130e2902d460107143

Informa-se que, no âmbito da realização da eleição para a Assembleia da República, a Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna iniciou expedição, passado dia 2 de setembro, sobrescritos contendo documentação necessária ao exercício do direito de voto dos eleitores no estrangeiro, no mundo inteiro.

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático